ATENÇÃO ALUNOS 3TA


Roteiro de estudos referente ao dia 30/04/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Luciene Cristine
Turma: 3ºTA
Prezados alunos, este roteiro tem por objetivo auxiliá-los durante os estudos remotos.
AÇÕES

1-    Assistir as programações nos canais destinados à sua série. Caso não tenha acesso ao aplicativo assistir a programação nos canais 2.2 ou 2.3 na televisão aberta. Verificar a possibilidade de acesso ao aplicativo no canal EJA.
2-    Anotar as dúvidas para serem sanadas nos momentos oportunos.
3-    Acessar a vídeo aula através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=dcna77bVXAU  (copie e cole o link na barra de endereço do seu navegador de internet e você será encaminhado diretamente para o vídeo)


4-    Siga as orientações para produção de texto:

Após assistir ao vídeo com as dicas de redação, escolha um dos temas abaixo e produza um texto dissertativo-argumentativo. Utilize todos os conhecimentos sobre redação adquiridos nas aulas presenciais até o momento.

TEMAS

Segurança pública
Doação de órgãos
Sustentabilidade e meio ambiente
Violência nas escolas brasileiras
Proteção à infância
Vacinas

Texto dissertativo-argumentativo


O texto dissertativo-argumentativo é aquele que defende um ponto de vista por meio de argumentos e, em alguns casos, propostas de solução.

Características

As principais características do texto dissertativo-argumentativo são:
·         Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto;
·         Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese;
·         Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto;
·         Uso da norma-padrão da língua portuguesa.

Estrutura

O texto dissertativo-argumentativo tem sua estrutura dividida em três – introdução, argumentação e conclusão – e cada uma delas tem suas particularidades, conforme explicaremos a seguir:

·         Introdução

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese.

Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

Por exemplo, acerca do assunto “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, uma tese possível seria “o preconceito contra as religiões de matriz africana dificulta o combate à intolerância religiosa no Brasil.”

·         Argumentação

Os parágrafos intermediários das dissertações escolares são reservados para a comprovação da tese apresentada na introdução. Um argumento é composto duas partes: a fundamentação e a análise do fundamento.
Na fundamentação, o autor deve buscar provas de que seu ponto de vista está correto. São considerados fundamentos citações de autoridade, referências históricas, conceitos teóricos consagrados, notícias publicadas em jornais de qualidade, etc.
Na análise do fundamento, o redator deve explicitamente demonstrar qual é a relação entre a prova levantada e a tese proposta. Um exemplo de argumento para a tese escrita alguns parágrafos acima seria:
Segundo a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro, 70% de 1.014 casos de ofensas, abusos e atos violentos registrados no Estado entre 2012 e 2015 são contra praticantes de religiões de matrizes africanas. Esse dado alarmante comprova que o racismo estrutural brasileiro, advindo da herança escravocrata do país, é um dos fatores que mais dificultam o combate à intolerância religiosa no Brasil.

·         Conclusão

O último parágrafo do texto dissertativo-argumentativo pode ser feito de duas maneiras: em forma de síntese ou com proposta de solução.
No caso da síntese, o autor deve resumir os argumentos e repetir sua tese, concluindo o raciocínio construído desde a introdução.
No caso da conclusão com proposta de solução, é preciso que o redator apresente soluções práticas e detalhadas acerca dos problemas levantados no texto. Se, por exemplo, o problema discutido na argumentação foi o preconceito contra religiões de matriz africana, a solução deve ser direcionada a essa questão. Uma proposta detalhada, é importante ressaltar, deve determinar:
1.    Agentes (quem executará);
2.    Ações (o que será feito);
3.    Meios (como a solução será produzida);
4.    Efeitos (o que gerará a aplicação da solução).
Portanto, sugerir que o Ministério da Educação (agente) produza materiais publicitários combatendo o preconceito contra religiões de matriz africana (ação) por meio de TVs, rádios, jornais e redes sociais (meio) para que os índices de violência contra centros religiosos afros diminuam (consequência) seria uma boa proposta de solução para o Enem.
Plano de texto: como fazer um texto dissertativo-argumentativo passo a passo
Para produzir uma boa redação dissertativo-argumentativa, é fundamental, antes de tudo, fazer um bom projeto de texto. Para tanto, basta que o escritor escreva e preencha, em folha à parte, os seguintes tópicos:
·         Tema: escreva a frase temática inteira, não a resuma aqui.
·         Tese: nesse espaço, escreva qual será o ponto de vista defendido no texto.
·         Argumentos: elenque quais serão os fundamentos usados em cada argumento – é importante que a dissertação contenha, ao menos, dois argumentos. Em seguida, explicite como cada fundamento comprova a tese acima citada.
·         Propostas de solução: no caso do Enem, é necessário produzir sugestões para diminuir ou acabar com os problemas discutidos no texto. Portanto, nesse espaço, apresente essas soluções, detalhando as ações, os agentes, os meios e as consequências para cada solução.


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