ATENÇÃO ALUNOS 3TA
Roteiro
de estudos referente ao dia 30/04/2020
Disciplina:
Língua Portuguesa
Professora:
Luciene Cristine
Turma:
3ºTA
Prezados alunos, este roteiro tem por objetivo
auxiliá-los durante os estudos remotos.
AÇÕES
1-
Assistir as programações nos canais destinados
à sua série. Caso não tenha acesso ao aplicativo assistir a programação nos
canais 2.2 ou 2.3 na televisão aberta. Verificar a possibilidade de acesso ao
aplicativo no canal EJA.
2-
Anotar as dúvidas para serem sanadas nos
momentos oportunos.
3-
Acessar a vídeo aula através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=dcna77bVXAU
(copie e cole o link na barra de
endereço do seu navegador de internet e você será encaminhado diretamente para
o vídeo)
4-
Siga as orientações para produção de
texto:
Após assistir ao vídeo com as dicas de
redação, escolha um dos temas abaixo e produza um texto
dissertativo-argumentativo. Utilize todos os conhecimentos sobre redação
adquiridos nas aulas presenciais até o momento.
TEMAS
Segurança pública
Doação de órgãos
Sustentabilidade e meio ambiente
Violência nas escolas brasileiras
Proteção à infância
Vacinas
Texto
dissertativo-argumentativo
O texto
dissertativo-argumentativo é aquele que defende um ponto de vista por meio de
argumentos e, em alguns casos, propostas de solução.
Características
As principais
características do texto dissertativo-argumentativo são:
·
Presença
de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto;
·
Desenvolvimento
com argumentos que comprovem a tese;
·
Conclusão
em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no
texto;
·
Uso
da norma-padrão da língua portuguesa.
Estrutura
O
texto dissertativo-argumentativo tem sua estrutura dividida em três – introdução, argumentação e
conclusão –
e cada uma delas tem suas particularidades, conforme explicaremos a seguir:
·
Introdução
O
primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes
– a apresentação do tema e a explicitação da tese.
Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor
do texto acerca do tema proposto.
|
Por exemplo,
acerca do assunto “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”,
uma tese possível seria “o preconceito contra as religiões de matriz africana
dificulta o combate à intolerância religiosa no Brasil.”
·
Argumentação
Os parágrafos intermediários das dissertações escolares são reservados para a comprovação da tese apresentada na introdução. Um argumento é
composto duas partes: a fundamentação e a análise do fundamento.
Na fundamentação, o autor deve buscar provas de que seu ponto de vista está correto. São
considerados fundamentos citações de autoridade, referências históricas,
conceitos teóricos consagrados, notícias publicadas em jornais de qualidade,
etc.
Na análise do fundamento, o redator deve explicitamente
demonstrar qual é a relação entre a prova levantada e a tese
proposta. Um
exemplo de argumento para a tese escrita alguns parágrafos acima seria:
Segundo a Comissão de Combate à
Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro, 70% de 1.014 casos de ofensas, abusos
e atos violentos registrados no Estado entre 2012 e 2015 são contra praticantes
de religiões de matrizes africanas. Esse dado alarmante comprova que o racismo
estrutural brasileiro, advindo da herança escravocrata do país, é um dos
fatores que mais dificultam o combate à intolerância religiosa no Brasil.
·
Conclusão
O
último parágrafo do texto dissertativo-argumentativo pode ser feito de duas
maneiras: em forma de síntese ou com proposta de solução.
No caso da
síntese, o autor deve resumir os argumentos e repetir sua tese, concluindo o
raciocínio construído desde a introdução.
No caso da
conclusão com proposta de solução, é preciso que o redator apresente soluções
práticas e detalhadas acerca dos problemas levantados no texto. Se, por
exemplo, o problema discutido na argumentação foi o preconceito contra
religiões de matriz africana, a solução deve ser direcionada a essa questão.
Uma proposta detalhada, é importante ressaltar, deve determinar:
1. Agentes (quem executará);
2. Ações (o que será feito);
3. Meios (como a solução será produzida);
4. Efeitos (o que gerará a aplicação da solução).
Portanto,
sugerir que o Ministério da Educação (agente) produza materiais publicitários
combatendo o preconceito contra religiões de matriz africana (ação) por meio de
TVs, rádios, jornais e redes sociais (meio) para que os índices de violência contra
centros religiosos afros diminuam (consequência) seria uma boa proposta de
solução para o Enem.
Plano
de texto: como fazer um texto dissertativo-argumentativo passo a passo
Para produzir uma boa redação
dissertativo-argumentativa, é fundamental, antes de tudo, fazer um bom projeto
de texto. Para tanto, basta que o escritor escreva e preencha, em folha à
parte, os seguintes tópicos:
·
Tema: escreva a frase temática
inteira, não a resuma aqui.
·
Tese: nesse espaço, escreva qual será
o ponto de vista defendido no texto.
·
Argumentos: elenque quais serão os
fundamentos usados em cada argumento – é importante que a dissertação contenha,
ao menos, dois argumentos. Em seguida, explicite como cada fundamento comprova
a tese acima citada.
·
Propostas
de solução: no caso
do Enem, é necessário produzir sugestões para diminuir ou acabar com os
problemas discutidos no texto. Portanto, nesse espaço, apresente essas
soluções, detalhando as ações, os agentes, os meios e as consequências para
cada solução.
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