7 ANO B e C – CIÊNCIAS – 23/11/2020 a 27/11/2020

Séries: 7° ANOS B e C

Professora: NEIDE MARCIANO

Disciplina: CIÊNCIAS

E.E BARRO BRANCO II

Semana de 23/11/20 a 27/11/2020

EMAIL:neidemarciano@professor.educacao.sp.gov.br

CLASSRROM CÓDIGO DAS TURMAS:

7° ANO B: 3p37pn2

7° ANO C: xe2fiqh

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – EFEITO ESTUFA E AS
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Nesta Situação de Aprendizagem, vamos estudar o mecanismo natural do Efeito Estufa e o seu papel fundamental para a manutenção da vida na Terra. As atividades a seguir abordam discussões sobre as ações humanas responsáveis pelas mudanças climáticas globais, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento.

ATIVIDADE 1 – O QUE É EFEITO ESTUFA?

Observe a imagem de uma casa de vidro num dia de muito sol.



Fonte: Pixabay

 

a) O que ocorre no interior da casa em relação à temperatura?

b) O que causa esta mudança?

Você já ouviu falar em “efeito estufa”? Pesquise seu significado para a vida no nosso planeta.

Após refletir sobre estas questões, anote as respostas em seu caderno e faça a leitura do texto a seguir junto com sua turma, apresentando suas dúvidas e opiniões sobre este tema.

O efeito estufa e as Mudanças Climáticas

 

A atmosfera terrestre é uma camada natural de gases com quase 1000 Km de extensão, constituída principalmente pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), e outros em menor porção, como o dióxido de carbono (CO2), o ozônio (O3), o metano (CH4,), o óxido nitroso (N2O) e o vapor d’água (H2Ovapor), que permanecem ao redor da terra em razão da força da gravidade.

 

Esta camada de gases retém parte do calor que chega na forma de radiação solar, mantendo a temperatura média da Terra em cerca de 15ºC, sendo essa uma das principais condições para a existência de vida no planeta. Sem a atmosfera, o planeta teria temperaturas muito extremas (quentes e frias), inviabilizando a sobrevivência das espécies.

 

Portanto, a Terra possui essa temperatura média devido ao fenômeno natural chamado de efeito estufa. Normalmente, parte da radiação solar que chega ao nosso planeta é refletida e retorna diretamente para o espaço, outra parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície terrestre, e uma parte é retida pela camada de gases da atmosfera (como um cobertor), permitindo que o planeta fique aquecido.

 

O efeito estufa não é um problema, pois é um fenômeno natural do planeta. O problema é que algumas atividades humanas (emissoras de poluentes) têm provocado o aumento das temperaturas médias do planeta, acarretando sérias consequências ambientais.

 

O aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra pode ser consequência de causas naturais, como a liberação de gás metano (CH4), por meio de arrotos e flatulências dos ruminantes, ou de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis, carvão natural e desmatamento. Estas atividades agravam o aumento das emissões de gases na atmosfera, chamados de gases de efeito estufa, que colaboram com o aumento das temperaturas, principalmente o gás metano (CH4) e o dióxido de carbono (CO2).

 

A consequência deste fenômeno resulta no aquecimento do planeta, intensificando determinados eventos climáticos extremos como tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, nevascas, furacões, tornados e tsunamis. Tais fenômenos apresentam graves consequências para populações humanas (especialmente as mais vulneráveis) e ecossistemas naturais, podendo ocasionar a extinção de espécies de animais e de plantas.

 

Fonte: Elaborado especialmente para o SP faz Escola.

 

 

Responda às questões em seu caderno:

1.     Qual é a importância da atmosfera terrestre para o Planeta Terra?

2.     Explique, considerando o texto, como se dá a ocorrência do fenômeno natural conhecido como Efeito Estufa.

3.     Qual é a relação existente entre o fenômeno efeito estufa, na superfície terrestre, e  o interior da casa de vidro?

4.     Pesquise e descreva uma ação de natureza climática ocorrida nos últimos meses, de grande impacto social e ambiental.

5.     Observe a representação do efeito estufa apresentada a seguir:

 


Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si. Cores fantasia.

Fonte: Elaborado para o SP faz Escola.

 Considerando a representação esquemática do efeito estufa e as orientações do(a) professor(a), faça pesquisas complementares necessárias para responder às questões a seguir:

a)     O que acontece com os raios solares quando chegam à superfície terrestre? São absorvidos? Refletidos? Explique, indicando a relação entre eles e o efeito estufa.

b)    Qual é a relação entre a intensificação da pecuária e as mudanças climáticas globais? Qual é o principal gás de efeito estufa emitido pelo gado?

c)     As atividades industriais contribuem para as mudanças climáticas globais? Quais? Como

d)    Quais ações podem ser efetivadas para evitar-se as mudanças climáticas globais? O plantio de árvores poderia ser uma delas? Explique.

ATENÇÃO: Essa atividade foi retirada do material Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola, quem tiver esse material poderá responder no seu e enviar as resposta para a professora, utilizar qualquer um dos contatos mencionados no início dessa atividade ou ainda pelo WhattsApp 9.9709-03-74.

BONS ESTUDOS!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Português 1º ano E e F (Ensino Médio) Atividade de Literatura