PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO FÍSICA 9 ANOS FINAIS
Roteiro de Atividades - 04/05/2020 á 08/05/2020
Professor: Robson Perez Rodrigues
Disciplina: Educação Física
Eixo: Práticas Corporais de Aventura
Publico Alvo: 9 ANOS FINAIS
Materiais: Folha almaço ou este documento / Internet
Materiais Complementares: Livros e revistas
Habilidades: (EF09EF19) Explorar diferentes práticas corporais de aventura na
natureza, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de
degradação ambiental.
Objetivos das atividades: entender e analisar os esportes de aventura e seus
objetivos.
OBJETIVO :
Realizar a leitura, responder o questionário:
ESPORTES DA NATUREZA:
Também chamados de esportes de aventura pelo fato de serem esportes praticados com
um grande risco físico, devido às condições extremas na qual são praticados. Para que a
prática dos esportes radicais seja bem sucedida é necessário haver um grande
condicionamento físico, mental, boa alimentação e equipamentos adequados.
A definição de esportes radicais surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90, e tem
como uma de suas principais características o aumento da adrenalina no corpo humano.
Os esportes radicais podem incluir atividades competitivas e não competitivas.
Cada vez mais estas práticas vêm ganhando popularidade e a internet vem colaborando
bastante para isto. Em sites de vídeos, como o youtube, milhares de usuários divulgam
suas aventuras, nos fazendo sentir como se estivéssemos, nós mesmos, praticando estes
esportes.
Vejam abaixo algumas das modalidades da natureza:
- Acquaride - Consiste em descer corredeiras sobre uma câmara de ar utilizando as mãos como propulsores. Luva e capacete são equipamentos de segurança obrigatórios.
- Alpinismo ou Montanhismo é a prática de subir montanhas através de caminhada ou escalada.
- Arborismo - consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas.
- Asa-delta - é um tipo de aeronave composta por tubos de alumínio, que proporcionam a sua rigidez estrutural, e uma vela feita de tecidos, que funciona como superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação da asa-delta no ar.
- BMX ou Bicicross - é praticado com bicicletas especiais em uma espécie de corrida em pistas de terra com diversas rampas e obstáculos
- Bungee jumping - consiste em praticar um salto em lugares muito altos amarrados pelos tornozelos ou cintura a uma corda elástica.
- Motocross, MX ou MotoX - é praticado sobre motocicletas de estilo off-road em lugares com diversos obstáculos, são várias as categorias do Motocross, como: Arenacross, Trial e Enduro.
- Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos.
- Parapente, ou paraglider em inglês, é semelhante a um paraquedas pois também tem uma estrutura flexível e o utilizador está suspensos. O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição onde é considerado esporte radical.
- Parkour , ou em português: arte do deslocamento, é uma atividade cujo princípio é moverse de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano.
- Skate - consiste em deslizar sobre o solo superando obstáculos equilibrando-se numa prancha com rodas.
QUESTIONÁRIO
- Qual a importância dos esportes de natureza para a nossa saúde?
- Cite 3 modalidades que você gostaria ou já praticou dos exemplos citados á cima.
- Após a epidemia covid-19, na sua opinião, o que poderíamos na prática realizar na nossa escola? Explique.
Referências
http://educacaofisica-mnam.blogspot.com/2013/05/esportes-da-natureza.html
https://blogeducacaofisica.com.br/tudo-sobre-esportes-radicais/
https://www.youtube.com/watch?v=Fap3Yv5gUAg
Comentários