Português: Atividade - Gênero Notícia (8º ano A)
Roteiro de estudos referente ao dia 14/07/2020 a 17/07/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Marcia Donato
E-mail: marcianato@gmail.com
Turma: 8 ano A
Atividade no Classroom
Código da turma:
5lfhozj
Aula 1
Código da turma:
5lfhozj
Aula 1
Gênero textual: Notícia
Roteiro da aula
- Assistir ao vídeo da aula do CMSP
referente ao dia 02/07 (para os alunos que não assistiram);
- Ler o resumo da aula
Resumo da aula
A
notícia traz informações sobre acontecimentos atuais, relevantes, na maioria
das vezes, focado no cotidiano. É veiculado nos principais meios de
comunicação: jornais impressos, digitais e televisivos, revistas, rádio, dentre
outros.
Pode
ser escrita em 1ª e 3ª pessoal e tem como objetivo atingir um grande número de
pessoas, a linguagem é formal, simples e objetiva, mas é importante que
considerem as condições de produção. São textos relativamente curtos e
apresentam títulos (principal e auxiliar).
Por não
existir a preocupação de interpretar fatos, mas de informar sobre eles, os
textos são relativamente curtos e tendem a ser imparciais e
impessoais.
A
notícia é veiculada em diferentes meios de comunicação e é apresentada de
formas distintas em cada uma delas. Por exemplo: no jornal impresso descreve-a
com mais detalhes de forma escrita; no jornal virtual e na internet temos as
imagens, diferente do rádio que é mais curta e de forma oral, a pessoa que lê a
notícia tem que ser bem claro, uma vez que o ouvinte não tem imagens dos fatos.
Há de
se considerar, no entanto que a notícia não está somente para informar, mas
também formar cidadãos críticos, já que sempre há uma intencionalidade nas
entrelinhas.
Lide do
inglês Lead corresponde à introdução da notícia, trata-se do
primeiro parágrafo que responde as seguintes perguntas: O quê, Quem, Onde, Quando e Por
quê.
Aula 2
Roteiro da aula
- Assistir ao vídeo da aula do CMSP
referente ao dia 09/07 (para os alunos que não assistiram);
- Ler o resumo da aula
Fake
news significa "notícias falsas". São as
informações noticiosas que não representam a realidade, mas que são
compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente através das
redes sociais.
Normalmente,
o objetivo de uma fake news é criar uma polêmica em torno de
uma situação ou pessoa, contribuindo para o denegrimento da sua imagem. Por ter
um teor extremamente dramático, apelativo e polêmico, as fake news costumam
atrair muita atenção das massas, principalmente quando estas estão desprovidas
de senso crítico.
Assim,
os conteúdos falsos podem agir como uma "arma" ilegal contra algo. No
âmbito político, por exemplo, as notícias falsas são usadas com o intuito de
"manchar" a reputação de determinado candidato, fazendo com que perca
potenciais eleitores.
Como
identificar uma Fake News
Devido
a facilidade com que informações podem ser criadas e compartilhadas na
internet, torna-se imprescindível que o usuário tenha um elevado senso crítico
quando se depara com qualquer tipo de conteúdo.
Pode
parecer difícil identificar fake news, mas seguindo alguns passos
básicos fica fácil saber se a informação analisada é verdadeira ou não.
- Considere a fonte: Clique fora da
história para investigar o site, sua missão e contato;
- Leia mais: Título chama
atenção para obter cliques. Qual é a história completa?
- Verifique o autor: Faça uma breve
pesquisa sobre o autor. Ele é confiável? Ele existe mesmo?
- Fontes de apoio? : Clique nos links.
Verifique se a informação oferece apoio à história.
- Verifique a data: Repostar notícias
antigas não significa que sejam relevantes atualmente. Pode ser que a
informação seja verdadeira, mas está fora do seu contexto original. Por isso,
antes de compartilhar uma notícia, por exemplo, é importante verificar a data
em que ela foi publicada.
- Isso é uma piada? : Caso seja muito
estranho pode ser uma sátira. Pesquise sobre o site e o autor.
- É preconceito? : Avalie se seus
valores próprios e crenças podem afetar seu julgamento.
- Consulte especialista: Pergunte a um
bibliotecário ou consulte um site de verificação gratuito.
Aula 3
Depois
de tudo que vimos sobre Notícia e Fake News, responda as questões abaixo:
Atividade
1) É mais comum conhecer as notícias
pelo jornal impresso, pelo digital, pela TV ou pelo rádio?
R:
2) Você conhece pessoas que ouvem
notícias pelo rádio?
R:
3) Qual a diferença estrutural e de
alcance de públicos que podemos estabelecer entre os jornais digitais e
impressos?
R:
4) Comente como uma notícia é
apresentada.
a) No jornal impresso:
R:
b) No jornal digital:
R:
c) Na TV:
R:
d) No rádio:
R:
5) Crie um parágrafo que contenha sua
opinião a respeito da temática Fake News.
R:
6) Na sua opinião, sempre existiu
disseminação de Fake News?
R:
7) Fake News também podem ser
chamadas de ____________________.
8) Fofoca, injúria, difamação também
se enquadram no conceito de Fake News? Crie uma opinião à respeito.
R:
OBS: Faça as atividades no caderno não
precisa copiar as questões só as respostas, mas não se esqueça de colocar a
data da atividade, tire uma foto ou upload e envie no classroom ou pelo email:
Quando enviar a atividade por e-mail
colocar o nome, tem atividades que não consegui identificar o aluno, ok?
Atenção: A
participação do aluno nas atividades é de suma importância, pois é através dela
que o aluno será avaliado e terá a sua frequência computada no sistema.
Comentários