Português: Atividade - Gênero Notícia (8º ano A)

Roteiro de estudos referente ao dia 14/07/2020 a 17/07/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Marcia Donato
E-mail: marcianato@gmail.com
Turma: 8 ano A

Atividade no Classroom
Código da turma:
5lfhozj

Aula 1


Gênero textual: Notícia

Roteiro da aula
- Assistir ao vídeo da aula do CMSP referente ao dia 02/07 (para os alunos que não assistiram);


- Ler o resumo da aula

Resumo da aula

     A notícia traz informações sobre acontecimentos atuais, relevantes, na maioria das vezes, focado no cotidiano. É veiculado nos principais meios de comunicação: jornais impressos, digitais e televisivos, revistas, rádio, dentre outros.
     Pode ser escrita em 1ª e 3ª pessoal e tem como objetivo atingir um grande número de pessoas, a linguagem é formal, simples e objetiva, mas é importante que considerem as condições de produção. São textos relativamente curtos e apresentam títulos (principal e auxiliar).
    Por não existir a preocupação de interpretar fatos, mas de informar sobre eles, os textos são relativamente curtos e tendem a ser imparciais e impessoais.  
     A notícia é veiculada em diferentes meios de comunicação e é apresentada de formas distintas em cada uma delas. Por exemplo: no jornal impresso descreve-a com mais detalhes de forma escrita; no jornal virtual e na internet temos as imagens, diferente do rádio que é mais curta e de forma oral, a pessoa que lê a notícia tem que ser bem claro, uma vez que o ouvinte não tem imagens dos fatos.
     Há de se considerar, no entanto que a notícia não está somente para informar, mas também formar cidadãos críticos, já que sempre há uma intencionalidade nas entrelinhas.
     Lide do inglês Lead corresponde à introdução da notícia, trata-se do primeiro parágrafo que responde as seguintes perguntas: O quêQuemOndeQuando e Por quê.


Aula 2

Roteiro da aula
- Assistir ao vídeo da aula do CMSP referente ao dia 09/07 (para os alunos que não assistiram);


- Ler o resumo da aula

     Fake news significa "notícias falsas". São as informações noticiosas que não representam a realidade, mas que são compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente através das redes sociais.
     Normalmente, o objetivo de uma fake news é criar uma polêmica em torno de uma situação ou pessoa, contribuindo para o denegrimento da sua imagem. Por ter um teor extremamente dramático, apelativo e polêmico, as fake news costumam atrair muita atenção das massas, principalmente quando estas estão desprovidas de senso crítico.
     Assim, os conteúdos falsos podem agir como uma "arma" ilegal contra algo. No âmbito político, por exemplo, as notícias falsas são usadas com o intuito de "manchar" a reputação de determinado candidato, fazendo com que perca potenciais eleitores.

     Como identificar uma Fake News

     Devido a facilidade com que informações podem ser criadas e compartilhadas na internet, torna-se imprescindível que o usuário tenha um elevado senso crítico quando se depara com qualquer tipo de conteúdo.
     Pode parecer difícil identificar fake news, mas seguindo alguns passos básicos fica fácil saber se a informação analisada é verdadeira ou não.
Considere a fonte: Clique fora da história para investigar o site, sua missão e contato;
Leia mais: Título chama atenção para obter cliques. Qual é a história completa?
Verifique o autor: Faça uma breve pesquisa sobre o autor. Ele é confiável? Ele existe mesmo?
Fontes de apoio? : Clique nos links. Verifique se a informação oferece apoio à história.
Verifique a data: Repostar notícias antigas não significa que sejam relevantes atualmente. Pode ser que a informação seja verdadeira, mas está fora do seu contexto original. Por isso, antes de compartilhar uma notícia, por exemplo, é importante verificar a data em que ela foi publicada.
Isso é uma piada? : Caso seja muito estranho pode ser uma sátira. Pesquise sobre o site e o autor.
É preconceito? : Avalie se seus valores  próprios e crenças podem afetar seu julgamento.
Consulte especialista: Pergunte a um bibliotecário ou consulte um site de verificação gratuito.

Aula 3

     Depois de tudo que vimos sobre Notícia e Fake News, responda as questões abaixo:

Atividade

1) É mais comum conhecer as notícias pelo jornal impresso, pelo digital, pela TV ou pelo rádio?
R:

2) Você conhece pessoas que ouvem notícias pelo rádio?
R:

3) Qual a diferença estrutural e de alcance de públicos que podemos estabelecer entre os jornais digitais e impressos?
R:

4) Comente como uma notícia é apresentada.
a) No jornal impresso:
R:
b) No jornal digital:
R:
c) Na TV:
R:
d) No rádio:
R:

5) Crie um parágrafo que contenha sua opinião a respeito da temática Fake News.
R:

6) Na sua opinião, sempre existiu disseminação de Fake News?
R:

7) Fake News também podem ser chamadas de ____________________.

8) Fofoca, injúria, difamação também se enquadram no conceito de Fake News? Crie uma opinião à respeito.
R:

OBS: Faça as atividades no caderno não precisa copiar as questões só as respostas, mas não se esqueça de colocar a data da atividade, tire uma foto ou upload e envie no classroom ou pelo email:
Quando enviar a atividade por e-mail colocar o nome, tem atividades que não consegui identificar o aluno, ok?

Atenção: A participação do aluno nas atividades é de suma importância, pois é através dela que o aluno será avaliado e terá a sua frequência computada no sistema.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Português 1º ano E e F (Ensino Médio) Atividade de Literatura