Roteiro de estudos referente ao dia 30/06/2020 e 01/07/2020
Disciplina:Língua Portuguesa
Professora: Marcia Donato
E-mail:marcianato@gmail.com
Turma: 8 ano A Leia com atenção o texto abaixo. Depois, responda às questões interpretativas propostas
O futuro é agora
A tecnologia 5G é complexa e desafiadora. Para o diretor da Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, ela é vista como disruptiva, por apresentar cenários diferentes dos oferecidos pela tecnologia atual. “O primeiro intuito da telefonia foi comunicar com mobilidade. O tempo passou e tivemos várias mudanças, mas sempre voltadas à funcionalidade e ao aumento da comunicação de dados. O 5G é diferente, pois permite ir além”, conta.
A nova tecnologia permitirá atender a três cenários diferentes. Segundo o diretor, o primeiro é o grande aumento da taxa de dados, que poderão ser até cem vezes maiores do que no sistema 4G. A outra possibilidade refere-se ao baixo tempo de latência da rede. Ou seja: a informação demora muito menos para chegar de um ponto a outro. “Essa característica permite implantar ações inovadoras, como a internet tátil, com tempo de atraso tão pequeno que seria possível fazer uma cirurgia a distância, devido à conexão praticamente instantânea”, exemplifica.
Por fim, o último cenário diz respeito ao número de usuários. Será possível ter muito mais usuários conectados à rede – e, nem sempre, humanos. “Atualmente, os aparelhos estão conectados a, no máximo, um ou dois equipamentos conectados. Espera-se que, após a mudança, cada usuário tenha um smartphone e outros dez aparelhos conectados a seu sistema de comunicação móvel”, explica.
Porém, apesar das grandes inovações tecnológicas, é preciso lembrar que há ressalvas quanto a seu uso, e que os benefícios são consenso na comunidade acadêmica.
Revista “MINAS FAZ CIÊNCIA” – dez 2019/jan/fev 2020, p.41.
Questões
Questão 1 – Em “A tecnologia 5G é complexa e desafiadora.”, o texto:
( ) enumera vantagens da tecnologia 5G.
( ) expõe uma avaliação sobre a tecnologia 5G.
( ) levanta uma hipótese sobre a tecnologia 5G.
Questão 2 – Segundo o diretor da Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, a tecnologia 5G “é vista como disruptiva”. Por quê?
R:
Questão 3 – Na parte “O primeiro intuito da telefonia foi comunicar com mobilidade.”, a expressão sublinhada indica uma circunstância de:
( ) meio.
( ) modo.
( ) intensidade.
Questão 4 – No trecho “O 5G é diferente, pois permite ir além’ […]”, o fato destacado:
( ) explica o anterior.
( ) contradiz o anterior.
( ) soma-se ao anterior.
Questão 5 – No período “A nova tecnologia permitirá atender a três cenários diferentes.”, a que nova tecnologia o texto se refere?
R:
Questão 6 – No segmento “Essa característica permite implantar ações inovadoras, como a internet tátil […]”, o termo “como” introduz:
( ) um exemplo de ação inovadora.
( ) uma conclusão sobre ação inovadora.
( ) uma comparação entre ações inovadoras.
Questão 7 – As aspas destacam no texto:
( ) as falas alheias.
( ) as escritas informais.
( ) as partes mais importantes.
Questão 8 – No fragmento “[…] cada usuário tenha um smartphone […]”, o verbo grifado exprime algo que se espera. Por isso, ele está no modo:
( ) indicativo.
( ) subjuntivo.
( ) imperativo.
Questão 9 – Na passagem “Porém, apesar das grandes inovações tecnológicas, é preciso lembrar que há ressalvas quanto a seu uso […]”, as vírgulas assinalam:
( ) a omissão de uma informação.
( ) a intercalação de uma informação.
( ) o deslocamento de uma informação.
Importante
Todas as atividades propostas neste período devem ser realizadas no caderno ou em folha separada, exceto quando for possível responder no próprio livro e é imprescindível que coloquem a data, nome, número e série.
Sua participação é de suma importância. Pois, será através dela, que será avaliado e computaremos a presença.
·Em caso de dúvidas, se precisar de orientação, envie-me um e-mail
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO E e F código para acessar o Google Classroom: 1º E = ble75s2 / 1º F = 3qxn546 E-mail: PROFESSORA ZENAIDE : zenaideviana@prof.educacao.sp.gov.br ATIVIDADE DE LITERATURA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL (REALISMO) MACHADO DE ASSIS LEIA O TRECHO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES: “Sem que deixasse transparecer sua angústia, Machado de Assis sofrera consigo alongado tormento com a visita de Ferrero. As despesas da acolhida, o programa de homenagens, a assistência ao visitante – tudo lhe havia sido entregue. E a tudo atendera com meticuloso cuidado. Uma infinidade de pequenas coisas, ele, o homem tímido, teve de resolvê-las quase sozinho – convites, cadeiras para o auditório, reserva de hote...
Roteiro de estudos referente ao dia 14/07/2020 a 17/07/2020 Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Marcia Donato E-mail: marcianato@gmail.com Turma: 8 ano A Atividade no Classroom Código da turma: 5lfhozj Aula 1 Gênero textual: Notícia Roteiro da aula - Assistir ao vídeo da aula do CMSP referente ao dia 02/07 ( para os alunos que não assistiram ); https://www.youtube.com/watch?v=dH2lRNZw_0A&feature=emb_title - Ler o resumo da aula Resumo da aula A notícia traz informações sobre acontecimentos atuais, relevantes, na maioria das vezes, focado no cotidiano. É veiculado nos principais meios de comunicação: jornais impressos, digitais e televisivos, revistas, rádio, dentre outros. Pode ser escrita em 1ª e 3ª pessoal e tem como objetivo atingir um grande número de pessoas, a linguagem é formal, simples e objetiva, mas é importante que considerem as condições d...
Comentários