7 ANO B e C – CIÊNCIAS – 28/09/2020 a 02/10/2020

Séries: 7° ANOS B e C

Professora: NEIDE MARCIANO

Disciplina: CIÊNCIAS

E.E BARRO BRANCO II

Semana de 28/09/20 a 02/10/2020

EMAIL:neidemarciano@professor.educacao.sp.gov.br

CLASSRROM CÓDIGO DAS TURMAS:

7° ANO B: 3p37pn2

7° ANO C: xe2fiqh

SARAMPO

Por Luiz Fernando Menezes

                                                         26 de julho de 2019, 13h54


 

Após anos erradicado no país, o sarampo está de volta. Em 2019, já foram confirmados ao menos 561 casos da doença, de acordo com o último informe do Ministério da Saúde. Os estados de São Paulo, Pará e Rio de Janeiro têm surto ativo atualmente. No ano passado, a região Norte, Amazonas e Roraima em especial, registrou mais de 10 mil casos de sarampo, disseminado em meio ao fluxo migratório de venezuelanos para o Brasil.

 

Para tentar evitar uma epidemia, vários estados deram início a campanhas de vacinação contra o vírus, que é altamente contagioso. A recomendação é a de que todas as pessoas entre 15 a 29 anos sejam vacinadas, além daquelas que ainda não tomaram a segunda dose da tríplice viral, que previne a doença.

 

Mas por que o sarampo, que estava praticamente erradicado no Brasil, voltou? 

 

1968, anos depois, em 1972, foi criado o programa de vacinação anti-sarampo. Em 1973, a vacina contra o sarampo foi efetivamente implantada com o Plano Nacional de Imunizações (PNI), que criou o primeiro calendário de vacinação para crianças e gestantes. Mas foi só em 1992, com o Plano Nacional de Eliminação do Sarampo, que o combate ao sarampo foi definido como prioridade de política de saúde.

Já a segunda dose da tríplice viral foi instituída a partir de junho de 2004. Há também a vacina tetraviral, que combate também a varicela, que foi introduzida no Calendário Básico de Vacinação da Criança em 2013.

 

 


Os números são expressivos em razão do histórico da doença no país. O Brasil chegou a obter certificação de país livre da doença, concedido pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), em 2016, após não registrar sequer um caso em todo o território nacional.

A certificação, no entanto, foi retirada em fevereiro deste ano, após serem registrados 10.262 casos no Brasil em 2018.

 

A doença. O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por meio de tosse, espirros, contato pessoal próximo ou contato direto com secreções infectadas. Seu sintoma mais característico são as manchas vermelhas que se espalham pelo corpo, mas a doença também causa febre alta, dor de cabeça, tosse e coriza.

Suas complicações, inclusive, podem causar mortes. Não existe tratamento antiviral específico para a doença, apenas para seus sintomas. As principais complicações são evitadas com nutrição, ingestão de líquidos, antibióticos para as infecções nos olhos e ouvidos. No caso de crianças, também são prescritos suplementos de vitamina A para prevenir danos oculares e cegueira.

 

RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO DE ACORDO COM O TEXTO;

 

1) QUAIS ESTADOS INICIOU O SURTO DE SARAMPO NO BRASIL?

 

2) QUAL FOI A AÇÃO QUE OS ESTADOS TENTARAM PARA COMBATER O SARAMPO?

 

3) EM QUAL ANO FOI CRIADO O PROGRAMA DE VACINAÇÃO ANTI-SARAMPO?

 

4) PORQUE O BRASIL NÃO É MAIS CONSIDERADO UM PAIS LIVRE DE SARAMPO?

 

5) DESCREVA AS CARACTERÍSTICAS DA DOENÇA SARAMPO E QUAL O TRATAMENTO;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Português 1º ano E e F (Ensino Médio) Atividade de Literatura