ELETIVAS: 6º ANO e 8º ANO - Zumbi (Jorge Ben Jor) 1974.

 OBSERVAÇÃO:

Para acessar a atividade clique no link abaixo. É necessário utilizar o email institucional.

6º ANO (código: 2notyaf) 
8º ANO (código: gtqkqhr)

A música em vários momentos da nossa história foi e ainda é uma forma de se expressar, dando voz e representatividade a vários grupos culturais. Nesta aula iremos analisar a letra da canção “Zumbi” de autoria do musico brasileiro Jorge Ben Jor, que foi gravada em 1974 no disco "A Tábua de Esmeralda" e posteriormente regravada em 1976, no disco "África Brasil".


Letra da canção Zumbi de Jorge Ben Jor

Estrofe 1:
Angola, Congo, Benguela
Monjolo, Cabinda, Mina
Quiloa, Rebolo
Aqui onde estão os homens
Há um grande leilão
Dizem que nele há
Uma princesa à venda
Que veio junto com seus súditos
Acorrentados em carros de boi
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver

Estrofe 2:
Angola, Congo, Benguela
Monjolo, Cabinda, Mina
Quiloa, Rebolo
Aqui onde estão os homens
Dum lado cana de açúcar
Do outro lado o cafezal
Ao centro senhores sentados
Vendo a colheita do algodão branco
Sendo colhidos por mãos negras
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver

Estrofe 3:
Quando Zumbi chegar
O que vai acontecer
Zumbi é senhor das guerras
É senhor das demandas
Quando Zumbi chega é Zumbi
É quem manda
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver

ATIVIDADE PROPOSTA:
Na primeira estrofe da musica o artista cita: "Angola, Congo, Benguela, Monjolo, Cabinda, Mina, Quiloa, Rebolo" que  são territórios africanos de onde vinham os escravizados para o Brasil. Sendo assim, análise as demais estrofes da canção e aponte outras referências históricas existentes na letra.

J Bons estudos! & 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Português 1º ano E e F (Ensino Médio) Atividade de Literatura